Barranquilla – 18 de abril de 2024 – A V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital neutra fim-a-fim com atuação no Brasil e mais 6 países nas Américas (Argentina, Bermudas, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela), inaugura hoje o seu segundo edge data center em Barranquilla, na Colômbia. Batizado de BDC2, a nova instalação terá uma potência total de 3MW e espaço para até 200 racks para atender à crescente demanda de operadoras de telecomunicações e provedores de internet, conteúdo e nuvem por um maior volume de processamento de dados e baixa latência. O BDC2 recebeu investimentos de mais de R$ 100 milhões.

A V.tal já possui em Barranquilla o edge data center BDC1 com potência total de 1MW e 80 racks e que abriga o PIT (Punto de Intercambio de Trafico) que permite troca de conteúdo na região entre operadoras, provedores de internet, nuvem e conteúdo locais e globais. O BDC2 estará integrado a esse complexo, totalizando uma potência total superior a 4 MW e 280 posições de racks.

“Barranquilla é a cidade onde a Colômbia troca dados com o mundo e, portanto, uma localização estratégica para a escolha de um data center. No BDC2 vamos oferecer os serviços de colocation, interconexão com os provedores de conteúdo e nuvem e demais clientes para troca de tráfego, além de acesso a todos os serviços ofertados pela V.tal em sua rede de fibra óptica terrestre e submarina”, afirma Fábio Laguado, diretor de Vendas Latam e EUA da V.tal.

O BDC2 possui conectividade via terrestre até Bogotá e também aos demais países onde a V.tal atua – Argentina, Bermudas, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela – por meio de 26 mil quilômetros de cabos submarinos, que também se conectam com a extensa malha de mais de 400 mil km de fibra óptica presente em todos os estados do Brasil. Atualmente, a empresa opera com 2 data centers em Fortaleza e 1 no Rio de Janeiro, no Brasil, e 2 em Barranquilla, na Colômbia.

O BDC2 inicia operação com um novo cliente, Trans Americas Fiber System, que escolheu a V.tal como provedora do serviço “CLS as a Service”, para a chegada de seu sistema de fibra óptica submarina TAM-1 em Barranquilla. Dessa forma, o TAM-1 terá aceso à CLS (Cable Landing Station) da V.tal no edge data center e conectará a Colômbia com pelo menos 10 países na sua primeira fase, que contempla mais de 7 mil km na região do Caribe e Américas Central e do Sul. O TAM-1 iniciará o serviço comercial durante o segundo semestre de 2025. Para a V.tal, o novo cabo submarino será estratégico pois funcionará como uma rota de redundância para a interconexão com as Américas.

A V.tal tem como um de seus pilares de sustentabilidade a gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Eficiência Energética. Desde a sua concepção, o BDC2 foi desenhado para usar dispositivos mais inteligentes, como a implementação do conceito de enclausuramento de equipamentos através de corredores de ar quente e frio e a utilização de configurações de power saving em servidores.

 

Sobre a V.tal
A V.tal é uma empresa global de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, OTTs e tel-techs. A empresa possui mais de 22 milhões de casas passadas, disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia. A empresa possui portfólio integrado de soluções de conectividade e infraestrutura e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual, GIC e CPP Investments. É também signatária do Pacto Global da ONU em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.